quarta-feira, 5 de maio de 2010

SLOWS E ALGUNS TERMOS NÁUTICOS



Os slows na nossa adolescência constituíam o momento mais esperado em qualquer festa ou noite (e tarde!) de discoteca.

No auge da nossa irreverência, chegámos a fazer festas só de slows (ehehehe!).
...
Carpet Crawlers dos Genesis, Nights in White Satin dos Moody Blues, Whiter Shade of Pale dos Procol Harum, Love Hurts dos Nazareth, Hotel California dos Eagle e Unchained Melody dos Righteous Brothers eram dos slows mais tocados mas centenas de outros ficaram nas nossas recordações, associando-se muitos deles a pessoas ou momentos especiais.

Alguns slows ficaram como sendo dos primeiros que dancei, como Angie dos Rolling Stones e Soon dos Yes. Mas muitos outros dos Chicago, Air Supply, 10CC e Peter Frampton recordam-me aquelas primeiras festas de aniversários (ou para comemorar a tomada de Lisboa aos Mouros! Ou a passagem do Cabo Bojador, eheheh!)

O slow não era coisa despiciente, era uma actividade muito séria para ser levada de forma muito competente e profissional. O verdadeiro slow demorava anos de prática até conhecermos todas as manhas e truques do ofício e a reconhecer todos os sinais comunicados pela parceira de dança.

O verdadeiro exame da quarta-classe era o Je T’Aime Moi Non Plus do Serge Gainsbourg com a Jane Birkin. Era a prova de fogo quando era permitido tocá-la (muitos discos confiscados!).

Fosse qual fosse o andamento da música, o profissional do slow comandava o seu próprio navio e a velocidade do cruzeiro! O cavalheiro, se era artista e a dama cúmplice, conseguia a proeza de dançar durante quatro minutos e meio sem sair do mesmo sítio. E isso, meus amigos, é obra!

O slow servia também para, de uma forma um pouco mais discreta do que levar uma nega daquelas, avaliar o grau de atracção e interesse que havia para connosco por parte da donzela. Quando a moçoila aceitava dançar connosco um slow e o grau de intimidade não era muito, isso era meio caminho andado para irmos tomar juntos um Ginger Ale com limão no primeiro andar da Taiti ou dar um passeio até à Aberta (que naquela altura era longe como o caraças!)

A forma como a Ginger Rogers dançava connosco também dizia muito do seu interesse. As menos interessadas espetavam-nos a mão por alturas do apêndice num movimento a que generosamente chamavam de Travão (e garanto-vos que para activar a Embraiagem era cá preciso uma lábia!).

Quando pretendiam um ainda maior afastamento impunham-nos logo a mão direita para dar à nossa esquerda (ou vice-versa) e parecíamos que íamos dançar a Valsa.

O menor ou maior estiramento do braço informava-nos da condição da tal atractividade que ia do frio ao gelado.

Com o braço completamente esticado, o capitão parecia comandar um galeão com os seus dois mastros centrais e o mastro de proa, o gurupés, com a respectiva vela de estai (as mangas da blusa da dita!)

Se nos apanhássemos todos nessa situação – e isso era muito frequente nos bailes das aldeias em que íamos convidar as moçoilas sem as conhecer – parecíamos a Invencível Armada de galeões rumo a Inglaterra!

Digo-vos, o bracinho esticado é bom para dançar a valsa ou o tango a dois mas nunca um slow!

No inicio dos slows, contávamos as cabeças e caso estivéssemos em maior número, apressávamo-nos a convidar as raparigas. Claro que havia um balanço entre o vencer a timidez e de ser o primeiro a ganhar coragem para convidar a jeitosa e o facto de não querermos ficar para o fim.

Se ficávamos descalços sem par para dançar, então íamos buscar a vassoura e começava a dança da vassoura que me lixava sempre o esquema.

O artista que ficava para trás pegava numa vassoura e após uns segundos entregava-o ao desgraçado que estaria a dançar com a miúda desejada pelo vassoureiro. O novo artista da vassoura passava-o a outro e tomava o seu lugar na dança e assim sucessivamente em estilo ‘’passa a outro mas não ao mesmo!).

O melhor mesmo era arranjar amigas suficientes para meter o raio da vassoura no fundo da dispensa!

Lembro-me de vários slows memoráveis e de um particularmente divertido. No dia de estreia da Sunset o quadro de luz não aguentou e por várias vezes faltou a luz. Uma das falhas apanhou-me em pleno slow com uma amiga de uma amiga que acabara de conhecer.

Não sei quanto tempo durou o apagão mas sei que continuámos com o slow até a música e a luz retornarem. Afinal a música era apenas um acessório! Ehehehe!

Mas o slow servia também de arma para elas. Éramos usados e abusados para fazer ciúmes a terceiros e às vezes caíamos na esparrela sem perceber.

Lembro-me que numa tarde de domingo de Inverno, juntámo-nos quatro amigos e no ‘’Bora lá tomar um copo que é já ali!’’ fomos até ao Kiay em Meirinhas, na Nacional 1 entre Leiria e Pombal.

Passados alguns minutos já estávamos em amena cavaqueira com a população feminina local quando começaram os slows.

Eu, todo lampeiro, decidi-me pela mais bonita e lá a convidei para dançar.

Mal entrámos na pista de dança e ainda no primeiro slow, o DJ decide fazer uma mudança brusca para uma música de dança! Entreolhámo-nos com surpresa e sorrindo voltámos até ao bar onde se encostavam os nossos amigos.

Passado uma meia-hora, nova onda de slows e nova ida para a pista de dança. Quase ainda não me tinha adaptado às circunstâncias quando o DJ volta a meter um rock!

– ‘’Ai o caraças!’’ pensei eu para comigo. – Ficámos todos a olhar para o DJ que nem levantou a cabeça da mesa de misturas.

Apesar de alguns protestos lá recomeçaram todos a dançar bem afastados e eu voltei à primeira forma.

À terceira vez que o DJ colocou slows quase que nem dei tempo para aquecer, agarrei a rapariga pelo braço e ala que se faz tarde para a pista de dança.

Desta vez não teve piada, o camarada voltou a mudar a música e ficou a olhar para mim com um ar de gozo. Então a minha recente e muito efémera amiga arrancou em passo firme para o DJ, discutiu e acabou a fazer-lhe festinhas na cabeça da forma mais pindérica, pirosa e Tony Carreira que possam imaginar!

Afinal havia outro! A excelentíssima era namorada do DJ, tinham-se zangado e estava a tentar provocá-lo fazendo ciúmes à minha custa.

Também eu devia ter adivinhado. Queria que me saísse o Totoloto sem ter primeiro preenchido o boletim!





Jane Birkin & Serge Gainsbourg - Je T'aime... Moi Non Plus



Sem comentários: