quinta-feira, 1 de julho de 2010

O CID E A LOIRINHA


Augusto Cid é um famoso ilustrador, cartoonista e caricaturista português. Colaborou com vários títulos mas foram os cartoons no semanário ‘’O Diabo’’ que o celebrizaram nos anos setenta, com as suas sátiras aos políticos da época. Dois dos seus livros caricaturando o Gen. Ramalho Eanes , ‘’O Superman’’ e ‘’Eanito, el Estático’’ chegaram a ser apreendidos judicialmente.

Ficou igualmente conhecido pela sua investigação do desastre aéreo de Camarate.

À sua maneira foi um dos resistentes ao PREC e abraçou a causa política tendo sido deputado. Actualmente colabora com diversos títulos com destaque para o semanário ‘’Sol’’.

Mas como isto de fazer cartoons durante muito tempo não dava de comer, o artista tinha que ir fazendo uns trabalhinhos extra desenhando uns posters, umas ilustrações para livros e ‘’Oh Heresia!’’ fazendo umas campanhas publicitárias para imprensa.

Onde é que eu ia?

Ah! Já me ia perdendo na narrativa! Isto não tem nada a ver com o dito senhor, eu é que por vezes me perco em recordações e a falar pareço aquele homem que para ir de Lisboa ao Porto demorava dois dias porque tinha de passar por Badajoz (pelo menos era essa a explicação que ele dava à mulher!)

A estória que eu queria contar era uma evocação da minha ‘’loirinha’’ de infância’’. Já nos meus tempos de criança e depois durante a adolescência, uma das amigas que sempre me acompanhou no meu quotidiano foi a irmã do meio de três beldades que eram um descanso para a vista para os rapazes de cá da terra e depois se tornaram três eloquentes embaixadoras das belezas caldenses.

A minha amiga loirinha foi minha companheira de descidas vertiginosas nas dunas de Salir e de passeatas no areal da Baia de S. Martinho onde procurávamos ‘’aquele’’ seixo especial .

Tinha que ser branco e que coubesse na palma da mão. A loirinha fazia então de Fia (Pia na versão portuguesa) e eu de Hampus o seu amigo, e juntos recriávamos ‘’A Pedra Branca’’, a série de televisão onde a protagonista era uma sósia da loirinha e uma pedra mágica. Esta pedra era possuída à vez pelos dois protagonistas que tinham que se expor a várias provas tipo ‘’verdade ou consequência’’ e enquanto possuíam a pedra não podiam falar. Lembro-me das situações que a loirinha provocava com isso à mesa de jantar na casa de Salir!

A sua beleza e simpatia, extensível a toda a família, era tão famosa quanto os seus longos e característicos, e menos vulgares convenhamos, cabelos louros.

Pelo seu sorriso aberto e olhos cor de mel fazia os rapazes se derreterem, ainda que de forma involuntária, pois nunca teve vontade nem pachorra para se tornar uma conquistadora de corações.

Pelo contrário procurava passar despercebida, como se Afrodite pudesse passar anónima pelos Campos de Marte.

Sempre que me reencontrava com velhos amigos que de alguma forma tomaram contacto com ela, ou por cá virem em férias ou em simples visita ocasional, invariavelmente levava com a pergunta (às vezes já tardava!): Então como está aquela tua amiga? Aquela loirinha linda e muito simpática?

E assim ficou! A minha amiga loirinha e muito simpática, características das mulheres da sua família e que já se está a estender à nova geração.

Essa minha (nossa) amiga loirinha e muito simpática um dia decidiu ir fazer trabalho de modelo. Foi, julgo eu, por uma vez e depressa se cansou da actividade que não se coadunava com a sua índole e timidez. Mas o momento ficou para a posteridade!

Bem, ela julgou que a recordação do malfadado anúncio estava bem enterrada nas masmorras da memória e que nenhum exemplar restava para lhe lembrar o tempo em que andava a esticar as peles a um velho obeso!

Enganou-se pois! E hoje decidi homenageá-la desta forma divertida mas que bem prova a amizade que lhe tenho.

E o Cid o que é que tem a ver com isto?

Pois isto é como o Silva dos Plásticos que era mais famoso que o Papa e quando um dia apareceu ao seu lado na varanda do Vaticano perguntaram:

- Chi è che l'uomo in bianco accanto alla Silva dos Plásticos?! (Quem é o senhor de branco ao lado do Silva dos Plásticos?!)

Também a loirinha é muito mais famosa cá na Caldas que o Cid dos cartoons!

E basta clickarem na imagem para ver que a Loirinha ia bem a caminho de Hollywood quando, qual Madalena Iglesias, desistiu da carreira para enveredar pelo papel de esposa, mãe e executiva, para nossa fortuna que assim podemos desfrutar mais vezes da sua presença.




Den vita stenen - Intro 1973




Sem comentários: