quinta-feira, 27 de maio de 2010

OS MENINOS DE DEUS E O FLIRTY FISHING



Texto de apoio à crónica: Em Busca da Espiritualidade


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Meninos de Deus, depois conhecidos como Família do Amor, a Família, e agora a Família Internacional (FI), é um movimento religioso, amplamente referido como uma seita, que teve início em 1968 em Huntington Beach, California, Estados Unidos. Foi uma dissidência do Jesus Movement do final dos anos 1960, com muitos dos seus primeiros convertidos saídos do movimento hippie. Esteve entre os movimentos que inflamaram a controvérsia das seitas nos anos 1970 e 1980 nos EUA e na Europa e provocaram o primeiro movimento antiseita (FREECOG).



INTRODUÇÃO

A medida que o grupo cresceu e se expandiu ao redor do mundo, sua mensagem também se espalhou— salvação, apocalipticismo, "revolução" espiritual contra o mundo exterior que eles chamavam de "o Sistema"— e a polêmica resultante. Em 1974, implantou um método de evangelismo chamado Flirty Fishing: usar o sexo para demonstrar o amor de Deus e ganhar conversões. Flirty Fishing tem sido comparado à prostituição religiosa. A prática foi interrompida em 1987. Seu fundador e líder profético, David Berg, se comunicava com seus seguidores via Cartas de Mo—cartas de instrução e conselho sobre muitos tópicos espirituais e práticos—até sua morte no final de 1994. Depois de sua morte, sua viúva, Karen Zerby, tornou-se líder da FI.


FLIRTY FISHING

Flirty Fishing (ou FFing) é o nome da forma de prostituição religiosa evangélica praticado entre 1974 e 1987 por mulheres pertencentes ao novo movimento religioso Meninos de Deus, agora conhecido como Família Internacional.



As mulheres do grupo eram encorajadas a demonstrar o amor de Deus através do sexo com pessoas com potencial de serem convertidas. De acordo com a Família Internacional, como resultado do Flirty Fishing "mais de 100.000 receberam a dádiva divina da salvação através de Jesus, e alguns escolheram viver a vida de discípulos e missionários.".

O Flirty Fishing foi oficialmente abandonado pela Família Internacional em 1987 e substituído por outros métodos de testificação, também a fim de evitar que seus membros contraíssem AIDS.






HISTÓRIA

Membros dos Meninos de Deus fundaram comunas, inicialmente chamadas "colônias", e depois "Lares", em várias cidades ao redor do mundo. Eles proselitizavam nas ruas e distribuiam literatura.

Novos convertidos que juntavam-se ao movimento memorizavam escrituras, tomavam aulas de conhecimento bíblico e esperava-se que tentassem igualar as vidas dos primeiros cristãos ao mesmo tempo em que rejeitassem o cristianismo denominacional estabelecido. Assim como convertidos a outras religiões e de acordo com o costume bíblico, a maioria dos novos membros adotaram um nome "bíblico".



O fundador do movimento era um ex-pastor da Christian and Missionary Alliance, David Brandt Berg (1919–1994), também conhecido dentro do grupo por Moses David, Mo, Pai David, and Papá para os membros adultos e eventualmente Avô para os membros mais jovens.

Berg comunicava com seus seguidores através das suas mais de 3.000 cartas publicadas e escritas ao longo de 24 anos, chamadas por membros do grupo de "Cartas de Mo". Em Janeiro de 1972, Berg afirmou através de suas cartas que era o profeta de Deus para essa época, consolidando sua autoridade espiritual no grupo. Não obstante, Berg reconhecia abertamente suas fraquezas e fracassos.

No final de 1972, os membros dos MDD tinham distribuído aproximadamente 42 milhões de folhetos cristãos, a maioria sobre salvação espiritual e o julgamento de Deus sobre os Estados Unidos da América. A distribuição das cartas de Berg nas ruas se tornou o método predominante dos MDD tanto para divulgação como para obter apoio pelos próximos cinco anos.



Os Meninos de Deus terminaram como organização em Fevereiro de 1978. Relatos de sérios desvios de comportamento, má gestão financeira, e abuso de poder por uma parcela dos líderes estabelecidos, incluindo a oposição de alguns ao Flirty Fishing, fez com que Berg reorganizasse o movimento. Ele despediu mais de 300 líderes do movimento e declarou a dissolução da estrutura dos MDD. Essa manobra ficou conhecida como a "Revolução pela Nacionalização e Reorganização"(RNR). Um terço do total dos membros deixou o movimento, e aqueles que ficaram se tornaram parte do movimento reorganizado, A Família do Amor, e depois, simplesmente A Família. É sobre a designação de Familia Internacional que subsiste até agora. A maioria das crenças do grupo, no entanto, não mudaram.




Sem comentários: